domingo, 28 de março de 2010

o vos omnes.

Missão cumprida.
Agora, além de lasanha, apetece-me mesmo é ouvir música cigana e relaxar os pés. Pensar que ainda agora estava morta de nervos, com o coração a bater-me na boca e a voz a tremer. Depois abriu-se o pano e pensei (juro que pensei) que me ia dar ali mesmo uma epifania e que ia desmaiar aos pés do andor. Salvou-me a Rita, que sussurrou o tom certo - e daqui p'ra frente é cada um por si (e Deus por todos). Depois na Praça era a anjinha que se queixava com dores nos pés, com dores nas asas (especificamente, nas asas), com fome, farta de agarrar o cálice, a querer trocar e agarrar o meu pano, e tudo mais que se foi lembrando para passar o tempo do sermão.
Começou a contagem decrescente, e no final da rua já só faltava uma. Portanto, abre a goela ou cala-te para sempre. Sobe o tom, que agora aguentas. Bate coração, mas bate certo. Começa lá isso, respira fundo (a respiração completa, como dizia a Dona Lucinda). Pensa nas notas, pensa no morto aos teus pés. E assim foi. Missão cumprida. O vos omnes / qui transitis per viam / atendite et videte / si est dolor sicut dolor meus.

Passou depressa, como já me tinham dito. Emocionei-me demais no castelo, nas outras joguei pelo seguro e apostei tudo na última. Missão cumprida.

Hoje já fui séria, triste, chorosa e emocionada tempo demais. Agora vou ouvir música profana e esperar que o Padeiro me dê as lindíssimas gravações que tem, com certeza, da minha performance. ;)

Sem comentários: