sábado, 28 de maio de 2011

voltei à Banda.

Aquilo continua a mesma comédia. E podia exemplificar com qualquer naipe, mas apetece-me começar pelos trombones. O mais 'antigo' continua a precisar de estudar a lição número 1 do solfejo, o outro está constantemente sob o efeito de substâncias menos lícitas e modificadoras do raciocínio. Isto num só naipe. Nos vizinhos do lado, temos o colega B. e a sua insaciável necessidade de expressão. Não há uma rapsódia popular em que não me chegue a voz melodiosa do dito rapaz. E eu estou quase na outra ponta da formatura, na sala de ensaios. Ao lado, as tubas e o contra-maestro que rege a 3 as músicas da tourada (que, fica registado, são a 4!). Perto de mim, os saxofones. E se, há algum tempo atrás (antes de eu ter feito a pausa de um ano a serviços e ensaios) nada havia a apontar, eis que agora começamos a descobrir-lhes alguns podres. E, se não podemos apontar o dedo à pré-escola de garotos que foram chutados da Escola de Música para a Filarmónica, podemos certamente fazê-lo aos da minha geração. E, não querendo descer o nível (na esperança de que o B. o faça no seu comentário) não me pronuncio mais acerca deste assunto. E desenganem-se ao pensar que não tenho a decência de detectar as falhas dentro do meu próprio naipe! A nossa chefe, por obrigações da vida das pessoas crescidas, não está presente há um ano. E eu, vice-chefe, fui quase promovida para um lugar cobiçadíssimo. E vejo, lá do alto do meu poleiro, bracinhos que se esforçam por me gamar os papéis de primeira Flauta. Mas, ide com o caraças, há que comer muito cerelac antes de cá chegar! Também eu toquei, com todo o orgulho e cagança, os papéis rasonhos de oboé, de terceira e de segunda flauta! E, imaginem lá, ainda bem! Mal seria da ambição para ficar com os solos antes de saber ler uma partitura - e fazer a borrada que a outra fez no concerto de Natal, nunca me irei esquecer! E sim, há alturas em que queria ser dos clarinetes. Raramente têm crises, lá consomem as suas substâncias e conseguem tocar tudo direito. Fantástico, não é? Substancialmente melhor, a nossa percussão. Os dois palermas lá continuam, mas isso será sempre uma causa perdida. Felizmente, conseguimos perder uma aspirante a percussionista (e seus botins envernizados) e ganhar um puto com algum sentido de ritmo. Há esperança!
E assim continuamos, todas as sextas-feiras a partir das 21:30h. Agora a ensaiar as (feíssimas) músicas para as procissões e arruadas das festinhas de Verão. Piscando o olho, no final do ensaio e num grupo seleccionado, aos nossos anos dourados - quando tocávamos o Fantasma da Ópera, os Piratas das Caraíbas e a Alda. Para estes também há esperança. Só não há músicos!

P.s. Aparentemente, continuamos a ser "patrocinados" pelo tio Jacob de Haan, ou o maestro comprou as partituras todas num pacote promocional.

11 comentários:

ex-lider espiritual disse...

Os clarinetes aguentam tudo!
E TOCAM (inclusivé monstruosidades como a Alda.Que destrói as articulações). O resto são meninos. Olé.

Anónimo disse...

Não podia deixar de me manifestar perante tal empenho .. que orgulho. Será que a D. Clara já sabe que voltaste ?? Quando a encontrar vou aproveitar para lhe dizer que também foi graças a mim :p

a, Tatiana Cadima

odeioervilhas disse...

Irmã,
tens imenso a mania. mas ainda quero ver, quando voltares dessa terra longínqua, se tens pulmões para aguentar as procissõezinhas do verão!

Taths,
é este empenho que me faz perder noites no café. E pára de inventar coisas à minha avó, qualquer dia sou trocada. fazes isto tudo por causa de uma fatia de Brigadeiro?! És muito baixa !! :)

Inês disse...

Quem entregou a farda já não se pronuncia em relação a essas particularidades, a menos que seja para expressar que como sempre, o naipe dos clarinetes é aquela coisa maravilhosa... depois de se perder a aspirante a solista, então... :P

BRUNO ANDRE MORAIS COSTA, o próprio e sem máscara disse...

(na esperança de que o B. o faça no seu comentário)

Queres que eu me refira aos próprios? Nao me provoques, porque cá vai. Quem anda a faltar aos ensaios é o ALHO PORRO e a CONA INSOSSA!!! Descumbram que eles são!!

ELES "ANDEM" AÍ

odeioervilhas disse...

Adoro a tua subtileza ;)

Anónimo disse...

VÊ-TE AO ESPELHO E ... VAI-TE CATAR



FOLEIRA

IHIHIHIIHIHIHIHIHIHIHIHIHI

odeioervilhas disse...

Pelo menos eu assino o que escrevo - tal como o Bruno, "o próprio e sem máscara"!

Ou deverei considerar que o nome pelo qual te identificas é "FOLEIRA"?

Anónimo disse...

CONTINUANDO O PRÓPRIO E SEM MÁSCARA,

Agradeço que as pessoas não levam a mal tudo o que se diz!

Tudo tão melindrado. Lá nisso concordo: QUE FOLEIROS!

Rita disse...

Bem, tarde e a más horas li o post. E a-do-rei. Nunca pensei que alguém pudesse transpor para palavras o ambiente que já no meu tempo começava a grassar por aquela sala de ensaios. Liiiinda menina. E para quando uma revolução? Eu faço o hino.

Bruno disse...

Será que é agora que a banda vai em frente? Depois de três horas a tocar minimamente bem como na última sexta, talvez haja esperança.
Como alguém sábio disse no ensaio: "Vá, anda, toca e cala-te".