terça-feira, 1 de setembro de 2009

Vai tudo Abaixo!

Já sabia que ia acontecer, mas nunca pensei que fosse tão depressa. Ía a passar por lá, para encurtar caminho no meu passeio de fim de tarde, quando olhei para o portão.

"CADÊ O BLOCO A?!"

Os trabalhos de demolição da Secundária vão avançados. Aliás... já veio tudo abaixo. Os 4 blocos são agora um único. De entulho, pedregulhos e arames, tudo revirado e sem gosto. De uma estranha maneira, custou-me ver aquele circo.

Se não me engano, o primeiro a cair foi o B. Lembro-me de ter falado com a Luci a respeito disso. Ela disse que esse não lhe causava grande pena. Coitada, ainda deve guardar o trauma de um certo e determinado episódio que envolveu canetas e um objecto voador não identificado a sair disparado pela janela, em voo picado. Ou isso, ou a filosofia do 10º ano. Não me posso é esquecer dos filmes históricos das terças à tarde, nem do bonito acto de "gritar ao morto", depois do último teste.

Não que interesse a ordem, caíram todos. O bloco D, dos mistos a meio da manhã, acompanhados pelo Compal de Manga (fresquinho). As taças de ananás, fortemente disputadas pelas elementas do tripé. As aulas de Área Projecto, com os tiros do CS em banda sonora ou as tardes e manhãs de sesta no sofá da AE, numa de faltar a Sociologia. Sono embalado com o Pó de Arroz do Carlos Paião, com os desenhos animados da 2: ou com a Dona Júlia, todas as tardes.

O bloco A da biblioteca. Das tardes a queimar neurónios, numa qualquer pesquisa para um trabalho super importante (e, salvo raríssima excepções, atrasad
o). Era uma espécie de alternativa a tudo: quando não havia nada para fazer, ia-se para lá. Chatear a Dona Funcionária, ver a "Lagoa Azul" ou fazer entrevistas ao Padeiro, com base nas Enciclopédias do Reino Animal. No andar de baixo, a Santa Reprografia - onde pudemos enfiar as cabeças na máquina fotocopiadora para oferecer uma prenda de aniversário à prof de História.

O bloco C dos bancos, das apresentações na 5. Quando mascarávamos duas horas de palhaçada e fatos variados com o trabalho de AP. Das aulas de Geografia e Economia. Aquele cheiro nauseabundo, a brisa fétida que nos vinha sempre dizer "Bo
m Dia" antes das aulas de Português. O átrio, onde ensaiámos a claque para as Escolíadas. O campo onde eu, à 4ª volta de resistência, comecei a ver o Mundo meio fosco e caí para o lado. A rede que dava prestígio aos putos - e aos Cef's.

Enfim! Lembro-me de quando três raparigas muito animadas disseram, num baile de finalistas:

"-Vamos brindar!
- A quê?
- A três anos de putice!
- A 3 anos de vacarrice!
- A 3 anos de amizade!"

Tendo aqueles 4 blocos como cenário. As paredes tinham recordações especiais. Cantinhos que, durante 3 anos, foram só nossos. Pessoais e intransmissíveis. Como a nossa mesa nas Bombas, o menu do dia no Bibz ou as saladas na Romina.

Secundária,

"Já me perdoaste tanta vez

Desta vez estás tu perdoada
Volta, volta meu amor estás perdoada"


P.s. Vou dar de beber à dor, que é o melhor. "Já dizia a Mariquinhas."


9 comentários:

Pc disse...

Vei-o mesmo cá a lagriminha! :|

Fogo,que saudades... pior é que nunca mais vamos estar naquele sitio e daquela maneira! custa um pedacinho, mas a secundaria vai estar sempre aqui <3!

Eu concordo com o Padeiro, quando ele disse numa conversa de nós os 3nos msn, que deviamos voltar para o 10ºano!
Eramos o "cancro" daquela escola! xD

Enfim... até tenho saudades de tomar vomidrines para fazer viagens entre as Bombas e a escola para nao enjoar e depois assistir a palestras na biblioteca, com o Padeiro sempre a moer o juizo! :D

Ai Secundária, volta volta... :)

Pc disse...

ai...
*veio

odeioervilhas disse...

Pc:
"Se pensas em voltar arrependida
E se prometeres que estás mudada
Volta, volta meu amor estás perdoada!"

hahaha :D Quando o sofrimento pré e pós testes era o demónio em nós :'(

Saudades de tudo.

Pc disse...

Epa... isso dispenso! xD

No depois dos testes, pensavamos que eramos invensiveis e só queriamos andar aos pinótes! xD
Antes... era panicar, até nao poder mais! AHAHAHAH

odeioervilhas disse...

Mas panicar a sério!!

Completamente fora de contexto de testes... ocorreu-me agora outro momento digno no Bloco A! :D Lembras-te de quando íamos CAÇAR musgo com uma espátula para fazer o presépio??! hahahaha

Pc disse...

TENHO MEDO, MUITO MEDO!!

Claro que lembro, é tao triste que ainda hoje tenho pesadelos com isso! xD

Pc disse...

Na altura dos testes, tinha pesadelos com a Sodona Fatima a tentar arrancar-me os olhos com a espatula!

(estou a brincar! :D)

odeioervilhas disse...

Caréééééédo! Andavas era a ver o Silêncio dos Inocentes ou o Hannibal!! :)

Eu sonhava com o Lenine a dançar ao som de um fadinho da Amália! ahah

Brincadeirinha! ;)

odeioervilhas disse...

Olhos Dourados:
... boa! É a vida boa ! :D