quarta-feira, 25 de julho de 2012

ser fraca

AVISO: se nunca ouvi falar deste assunto, ignore tudo o que segue pois a compreensão errada dos factos poderá conduzir a conclusões disparatadas.
___________________________________________

Comecemos pela definição de um dicionário online.

fraco
adjetivo
1. que não tem força; que não tem energia física; débil
2. franzino; sem robustez
3. que não tem força de vontade; que se deixa abater com facilidade
4. cobarde; pusilânime
5. frouxo; brando
6. pouco consistente; pouco resistente
7. influenciável; pouco firme
8. que erra facilmente
9. que sabe pouco sobre algo; que não domina um assunto ou matéria
10. pouco intenso; pouco ativo
11. pouco significativo; insuficiente; medíocre; mau




















Sei que não vieste aqui para ler esta definição, claro, isto é o que podes encontrar no google em 30 segundos de pesquisa. O que te interessa é outra definição (a minha?). A explicação de uma teoria que levou três anos a desenvolver-se, uma tese, um tratado que escrevi mentalmente e ao qual adicionei provas factuais sempre que tal se proporcionou - tantas e tantas vezes, há testemunhas! Então, para que não haja mal-entendidos nem problemas de expressão, tentarei explicar-me como se tivesses 2 anos, ou 3. Usaremos um sistemas básico de pontuação, como fazem as revistas de adolescentes, e no final me dirás se (como desconfio) és fraca ou (raro, raríssimo) não és. Let the games begin! Ser fraca é: 

1. Duvidar (2pontos)
Começamos por um aspecto complicado. Calculo que estejas já a duvidar de mim e da seriedade da minha teoria - o que, à partida, não faz de ti fraca mas apenas esperta. Este primeiro ponto do esquema não deve ser entendido num sentido literal do termo, mas abrindo os horizontes da dúvida para uma constatação muito simples: uma fraca não sabe o que quer, e tem medo do que possa encontrar. Seja essa indecisão verdadeira ou falsa - claro que no primeiro caso não é tão grave (poderá apenas ser infantil) mas pode esconder, se for falsa, a negação daquilo que, afinal, sempre se soube. O que nos leva para um segundo ponto.  

2. Não assumir (2pontos) 
É o comportamento típico quando aquilo que se sabe não é o que se gostaria de saber. A reacção pública desta escolha é quase tão discreta como seria um elefante a dançar num nenúfar. Facilmente detectável, mais para uns (os que têm o dom) que para outros, requer excelente arte de dramatização e pode transformar tecido cerebral viável em gelatina de tuti-fruti. Apenas um bom mestre poderá tentar manter o elefante ao cimo da água mas, mesmo assim, não deixará de sentir o peso e acabará por afundar. Todos afundam, é uma questão de dias - ou de anos. 

3. Trair (3pontos) 
Ah, o grande golpe. É banal e pode ser repetido mais que uma vez, recorrendo à originalidade do artista. Poderia escrever um livro sobre o tanto que já vi ser feito nesta área. Há quem recorra aos ex- e quem crie falsos "futuros", se bem que o prémio final vai para as grandes artistas que conseguem conjugar passado-presente-e-futuro no mesmo lugar e à mesma hora. Coincidências. É muito feio e condenável enfiar um chapéu de vaca em cabeça alheia.

 
4. Sofrer de gula (2pontos)
O que se relaciona com o ponto anterior. Porque a relva é sempre mais verde do outro lado da cerca, há muito animal de quinta que não consegue controlar o seu pastoreio. Nem Deus nem o celebrante de um casamento civil (desculpem-me que não sei o nome técnico do individuo que realiza o acto) tiram a visão aos noivos quando os declaram solenemente casados.. mas também não posso concordar inteiramente com os que dizem que olhar e pensar não contam como apetite. "Comer com os olhos" é sofrer de gula, se não fosse não se diria "comer".  

5. Causar inveja (1ponto) 
A felicidade é incómoda para quem não a vive - não me incluo neste lote, seja claro! Mas sei de fonte segura (é o que me dizem) que a inveja é um sentimento podre que corrompe o organismo todo. Há relatos de criaturas com estados febris causados por ver que outros têm o que se deseja mais. E, claro como água (ou vodka, que é igualmente transparente), a inveja é coisa de evitar. Traduz uma guerrilha infantil de miúdas que arrancam cabelos para brincar com uma única Barbie. Se são duas e só há uma, e se partilhar estiver fora de questão, há que aprender a viver com a vitória ou com a derrota. Esta última é mais amarga, mas é melhor procurar outro favo onde haja mel do que viver constantemente com o ferrão da abelha-rainha espetado em parte incerta. 

Fiquem com o sistema de pontuações.
0-1: Não és fraca, és feliz.
2-4: Aprendiz
5-6: Estagiária
7-8: Profissional
9-10: Rainha
E chegamos ao fim, caros amigos e amigas. Agora sim, digam-me que sou idiota porque levei anos a compilar estas verdades tão banais. É um facto, não tenho nada com que argumentar. Mas, não fosse eu, os vossos fins de tarde e de noite não teriam assuntos interessantes para debater! Feliz por contribuir, continuarei disponível para esclarecimentos adicionais.



12 comentários:

Anónimo disse...

ahahahahahahahahahahah



acho que deves continuar esta pesquisa para a tese



TatianaCadima

odeioervilhas disse...

A verdade é que tenho obtido grandes resultados .. NADA surpreendentes ;)

Anónimo disse...

Transformando as sábias palavras que neste texto se lêem em algo prático, pois há factos que se evidenciam, como era de se esperar, começo por revelar que me identifico com o ponto 1; 2 e 4, onque faz de mim uma estagiária se bem que o ponto 4 para mim tem um poder maior que os meros pontos que o associam, pois eu sofro desse pecado, sou gulosa por natureza, e isso podia fazer de mim uma profissional.

Mas pronto, sou o que sou, o que importa é que o adjetivo Fraca já cá canta .. ;)

* Cristinita

odeioervilhas disse...

Muitos parabéns.. mas confesso que, pelas minhas contas, o teu resultado não bate certo .. ainda assim, és Fraquinha - e isso sempre soube ;)

Anónimo disse...

A minha intenção é ser sincera e não surpreender quanto ao resultado desta tese :p
... olha que as aparências iludem Goucha *

Crstinita *

odeioervilhas disse...

As aparências ..? Aqui são factos, os números não iludem ;)

Anónimo disse...

Concordo plenamente "nada surpreendentes"

E escreve o que te digo, ainda vai dar pano para mangas esta conversa de fraqueza :p (desculpa pelo smile, mas a esta altura já deves estar familiarizada não??)


a tal, TatianaCadima.

odeioervilhas disse...

Vai dar pano para mangas? Então .. queres tu dizer que isto traz água no bico? .. e tenho as minhas preferências, como sabes, mas gosto sempre de um sorriso (teu).

Anónimo disse...

Não atingi na plenitude da expressão "vai dar pano pra mangas", mas presumo que no decorrer do tempo isso ficará claro.
Quanto ao smile, eu particularmente gosto do smile :p

P.S. tal como é dito neste post, podem explicar estes parâmetros como se fosse alguém de 2 ou 4 anos?

Cristinita *

odeioervilhas disse...

O tempo é sempre um factor a considerar..
E sou eu que te vou explicar esses parâmetros? A minha mãe é educadora de infância e disse-me que nestes casos o melhor é utilizar imagens e pequenas histórias.. mas tem de ser pessoalmente :) portanto.. marcamos uma sessão de esclarecimentos? prometo que não vai ser difícil..

Anónimo disse...

tive 10 pontos. O que é que isso significa?

odeioervilhas disse...

Significa.. parabéns Rainha:p